LOGO ECOWATTS SITE.png
CELULA FOTOVOLTAICA 2.png
O que é Célula Fotovoltaica?

 

Uma célula fotovoltaica é um dispositivo responsável por converter a energia luminosa em energia elétrica. Um conjunto de células fotovoltaicas encapsuladas forma os chamados módulos fotovoltaicos – também conhecido como placas solares ou painéis fotovoltaicos.

 

As células são produzidas com material semicondutor que, através do efeito fotovoltaico, convertem a radiação solar em energia elétrica.

 

Há vários tipos de células fotovoltaicas, ou seja, que utilizam tecnologias e/ou materiais diferentes, mas a mais popular (usada pelos fabricantes de painéis solares) é a que utiliza o silício cristalizado.

 

Essa tecnologia foi a mesma desenvolvida pela empresa Bell Laboratories nos anos 50, e que foi utilizada em satélites nos anos 60. A maioria das usinas fotovoltaicas e das casas que têm energia solar fotovoltaica utilizam painéis solares com células de silício cristalizado, principalmente do tipo policristalino.

PAINEL SOLAR NA CHUVA.png
O sistema gera energia quando chove?

 

Quando o sol está encoberto pelas nuvens, ou mesmo quando está chovendo, o painel de captação de energia solar fotovoltaica ainda capta a luminosidade e gera energia.

 

Naturalmente, a carga é menor, porém muitas vezes,
suficiente para manter os sistemas instalados funcionando normalmente. No caso de sistemas independentes, que dispõem de baterias para acumulação de carga elétrica, as baterias continuam a ser carregadas.

 

Então, em um dia de chuva o painel solar fotovoltaico continua captando e gerando energia elétrica. Porém, em menor quantidade. Já durante a noite a captação de energia não existe, pois não há luminosidade suficiente para isso.

 

Caso o sistema instalado possua baterias, então nada na sua casa ou estabelecimento será desligado, a menos que no período da noite haja uma sobrecarga, algo que supere a capacidade instalada. Mas ainda assim, pode-se anexar mais baterias e tudo estará funcionando plenamente, conforme seu projeto.

 

As placas de energia solar fotovoltaica começam a operar logo nos primeiros momentos de luz do dia e cessam após escurecer.

images.jpg
Quais os benefícios da Energia Solar para o Meio Ambiente?

 

Os sistemas de energia solar utilizam energia limpa e pura do sol. A instalação de painéis solares em sua casa ou empresa ajuda a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduz a nossa dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo.

 

Exemplo:

 

-Um sistema fotovoltaico padrão de 6kWp vai evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 30 anos, equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol inteiros!

 

-Este mesmo sistema economizaria água de 6 piscinas olímpicas em comparação com uma hidrelétrica.

 

-Economia de 79 toneladas de carvão queimado.

 

-Economia de 500.000km rodados com gasolina.